O crescimento populacional/crescimento das taxas de consumo dos recursos do planeta será sustentável por muitos mais anos?
Não, porque muitos países têm práticas natalistas, o que quer dizer que a população tem muitos filhos, e com o decrescimento da taxa de mortalidade a população vai aumentando e os recursos vão diminuindo mais rapidamente.
Será que o nosso planeta conseguirá comportar, de forma sustentada, a taxa de crescimento actual?
Até pode conseguir suportar, mas muito difícil será continuar a comportar a taxa de crescimento ao longo dos anos. Mas até agora tem conseguido suportar, o problema estará no futuro.
Que medidas tomar para contrariar tal situação?
Saber as medidas que se deve tomar é complicado, porque se toda a gente soubesse o que se deve fazer, não haveria esta situação. Algumas meditas que podemos tomar são a prática de políticas anti-natalistas, divulgação de ideias.
Qual o nosso futuro enquanto civilização?
Dizer o nosso futuro enquanto civilização é uma tarefa difícil, pelo que ninguém consegue prever o futuro. Mas possivelmente se não fizermos nada para melhorar o nosso planeta o futuro da civilização poderá estar em risco. Com a escassez dos recursos não renováveis e outros, as nossas vidas poderão mudar, a civilização fica afectada com o excesso de população e a falta de espaço para esta.
Já se imaginaram a ter um metro quadrado para viver? Um espaço equivalente a uma dispensa.
Não, não conseguimos imaginar, porque quase todos temos casas, com salas, quartos etc. Mas saberíamos com certeza que seria horrível viver “dentro” de uma dispensa, porque não tínhamos espaço para as nossas necessidades.
A civilização vive vários problemas que devem ser resolvidos o mais rapidamente possível, para termos um futuro seguro e sem problemas deste género. Com isto podemos concluir que a civilização está em risco com o que o Homem anda a fazer.
De facto, este será um problema de futuro e não tanto de presente, mas como vocês referem e muito bem, se a civilização está em risco, deve-se em grande medida àquilo que o Homem tem feito na sua aldeia global.
ResponderEliminarMais uma excelente reflexão da vossa parte.